Missioneiro



Pointer Inglês

20/7/11

 

Nacionalidade: Inglaterra

História: Uma das raças mais populares entre os praticantes da caça esportiva, o Pointer tem suas origens nos cruzamentos entre Foxhound, Bloodhound e o Greyhound.
Sua origem remonta à regiões da Europa ocidental que são hoje a Itália e a Espanha, chegando à Inglaterra. Em 1937, o Pointer Inglês foi reconhecido oficialmente pelos clubes de criação da Inglaterra.

Características Gerais: A posição característica do Pointer Inglês indicando a caça o tornou conhecido em todo o mundo. 

Em razão de sua principal função - a caça em estreita sintonia com o caçador - o Pointer é também um excelente cão de companhia, especialmente por aqueles que não querem um cão que o siga como uma sombra, uma conseqüência da seleção realizada pelos primeiros criadores que procuravam um cão que, durante as caçadas pudesse tomar por si próprios decisões acerca da direção a seguir. Assim, pode-se dizer que o Pointer tem uma personalidade bastante independente, apesar de serem extremamente atentos à movimentação ao seu redor, característica que ajuda muito no adestramento de obediência e no treino específico para a caça.

Seu pêlo curto também é uma característica que facilita sua higiene e limpeza uma vez que não retém muita sujeira nem tem cheiro forte. A manutenção adequada necessita apenas de escovações semanais, que ajudem na remoção dos pelos mortos. Sua pelagem é bastante macia e fina.

Ainda quanto à pelagem, os pointers possuem uma grande variedade de cores e combinações, mas os mais comuns são os bi-colores, onde deve predominar o branco com manchas laranja, limão, preto ou fígado. Pointers tricolores e uma cor só também são permitidos. 

Saúde: O Pointer é um cão rústico que não inspira maiores preocupações e nem tem tendências genéticas a desenvolver problemas como outras raças. No entanto, deve-se tomar especial atenção aos cuidados preventivos de olhos e ouvido. É comum o aparecimento de entrópio - quando as bordas das pálpebras são viradas para dentro. Por causa do formato das orelhas, que pendem fechando o canal auditivo, os proprietários devem fazer limpezas constantes nos ouvidos, minimizando as chances dos cães desenvolverem otite. Outro problema frequente e que pode ser facilmente resolvido é a formação de calosidades, provocadas na maior parte das vezes pelo atrito constante com chão duro e pela pouca proteção oferecida por sua pelagem. Os calos podem ser facilmente evitados fazendo com que o cão não durma em superfícies ásperas e/ou duras.

Tamanho: Sua altura varia entre 58.5 e 71cm e seu peso entre 20.4 e 34 Kg.

 



Missioneiro